Sim, você me ouviu bem! Uma dieta com baixo teor de carboidratos desempenha um papel na estabilização dos transtornos de humor, incluindo a depressão? Ou talvez eu devesse dizer assim; cetonas desempenham um papel em nosso perfil cérebro-energia?
O que são cetonas?
Deixe-me explicar a frase acima um pouco mais. Quando comemos carboidratos, nossos corpos dividem-no em glicose. Isso passa pela barreira cerebral sanguínea e alimenta nosso cérebro. Nossos corpos sempre optam por usar glicose como fonte de energia antes de usar outra fonte de combustível.
Quando cortamos carboidratos de nossas dietas, não podemos usar a glicose como fonte de combustível. Então nossos corpos começam a processar a proteína e a gordura que comemos em vez disso. Processa essas proteínas e gorduras em cetonas.
Essas cetonas também podem ser usadas como combustível e também podem passar pela barreira cerebral do sangue. E esse tipo diferente de combustível para o cérebro parece alterá-lo.
Por que cetonas estão funcionando?
Um dos efeitos mais conhecidos de uma dieta cetogênica é seu notável efeito sobre convulsões em pacientes epilépticos. Algumas pessoas se tornaram livres de convulsões, enquanto outras têm uma redução substancial em suas convulsões. Os efeitos da dieta cetogênica permanecem mesmo após a reintrodução dos carboidratos como na dieta low carb, veja aqui no Central Low Carb.
Fala-se que uma dieta cetogênica pode beneficiar muitos transtornos mentais, incluindo depressão, bipolaridade e Alzheimer. Se essa dieta só pudesse ajudar uma facção das pessoas que estão sobrecarregadas com essas condições, seria revolucionária!
Não temos certeza por que e como essas cetonas afetam o cérebro. Mas algumas teorias suspeitam que esse combustível diferente das cetonas ajuda no hipometbolismo cerebral global. Parece que o cérebro pode usar cetonas de forma mais eficiente. Acredita-se também que a cetose diminui as concentrações intracelulares de sódio, que é exatamente o que os estabilizadores de humor fazem.
Poucos testes em humanos têm que fazer para ver os benefícios de uma dieta cetogênica sobre transtornos mentais. Mas é definitivamente justificado!
O que é exatamente uma dieta cetogênica?
Ok, ótimo. Então, agora que sabemos o que são cetonas e como elas funcionam. Vamos dar uma olhada no que você teria que fazer para estar em uma dieta cetogênica.
Uma dieta cetogênica é uma dieta que realmente reduz os carboidratos ao mínimo. A versão mais aceita da dieta cetogênica é ter menos de 20g de carboidratos por dia.
Mas todos são diferentes e algumas pessoas ainda podem responder em maiores quantidades de carboidratos por dia.
Cetose, então quando estamos produzindo cetonas, pode ser verificado através do uso de ceto-sticks.
Manter 20g por carboidratos por dia é um grande desafio, confie em mim.
Onde encontramos carboidratos?
Carboidratos são encontrados em uma variedade de produtos e alimentos naturais.
O lugar mais óbvio para encontrar carboidratos é no açúcar. Isso inclui açúcar que foi adicionado a bebidas, produtos alimentícios, doces, bolo e chocolate.
Também encontramos carboidratos em nossos amidos, incluindo arroz, cuscuz, pão, aveia e macarrão. Estes são normalmente completamente cortados em uma dieta cetogênica.
A fruta também contém frutose, que é um açúcar, e também aumentará sua ingestão de carboidratos. A ingestão de frutas é normalmente controlada estritamente.
Outros tipos de açúcar, principalmente lactose, são encontrados em produtos lácteos.
Uma dieta cetogênica não é para os fracos de coração!
Então, o que posso comer?
Como você pode ver, muitos alimentos são cortados da equação quando estamos em uma dieta cetogênica. O que pode ser comido em grandes quantidades são vegetais sem amido, então vegetais que têm muito poucos carboidratos. E então podemos comer toda a nossa carne, ovos e peixes. Estes são normalmente cozidos com quantidades ilimitadas de gordura.
Não é uma dieta fácil de continuar, mas uma vez que as pessoas sentem o benefício dela, elas dizem que nunca mais voltarão. É aconselhável trabalhar com um nutricionista e médico de apoio ao tentar a dieta cetogênica.